
13/4/2022
COMPASS 40: Calandra de barras automática sem intervenção do operador.
O setor das grandes obras hoje requer precisão e alta qualidade para possibilitar a garantia de segurança e confiabilidade estrutural.
Para construir, portanto, fundações para torres de geradores eólicos ou armações para galerias de esgoto e túneis, respeitando os requisitos necessários do setor, é obrigatório utilizar barras curvadas praticamente perfeitas!
Para alcançar tal objetivo, durante a produção das curvadoras é importante garantir:
Curvatura constante e sempre igual entre os elementos: Uma das maiores dificuldades é a confecção de barras com raio de curvatura sempre igual, ou com raios variáveis a cada 5/6 barras (fundações de postes para geradores eólicos). Tal problemática se deve à geometria do ferro de construção: as barras não são perfeitamente cilíndricas, mas ovais e apresentam geometrias diferentes ao longo da superfície.
Esta diferença está na base da confecção de barras com raios de curvatura diferentes: para obter curvatura constante é necessário introduzir as barras na curvadora orientando-as sempre do mesmo modo, operações hoje feita a mão pelo operador.

1. Elemento curvado feito inserindo as barras com o mesmo sentido da secção.
2. Elemento curvado feito inserindo as barras com diferentes ângulos de inserção.
Aferição constante do produto confecionado: Para avaliar se o produto acabado está conforme o que foi definido, faremos um traço sobre o piso com a curvatura desejada. Uma vez curvada, a barra deve ser sobreposta ao desenho feito sobre o piso e, assim, se verifica o resultado. A verificação é unicamente feita a mão pelo operador e comporta, especialmente nos casos em que a curvatura das barras são diferentes uma da outra, o que é uma grande perda de tempo.
Segurança do operador: para um produto conforme as especificações, é necessária uma intervenção manual do operador que insere e controla a barra na curvadora aproximando-se ‘perigosamente’ das rodas de tração da máquina, arriscando eventuais incidentes.

É, portanto, fundamental que haja uma solução que permita produzir barras curvadas de alta qualidade de modo preciso, eficiente e seguro!
Schnell propõe a COMPASS 40, estação automática que permite selecionar, orientar, curvar e descarregar as barras de modo automático sem necessidade de intervenção do operador.
COMPASS 40 garante:
- Processo de produção automático e, portanto, notável aumento da produtividade e maior segurança para o operador.
- Alta qualidade do produto final, devido à inserção das barras orientadas sempre do mesmo modo e com alta precisão, devido ao controle automático do raio de curvatura em tempo real.
Uma grande diferença e inovação num comparativo com estações comuns para curvar barras é a introdução do dispositivo patenteado de orientação das barras que permite orientar a barra antes de ser inserida na curvadora de modo automático, garantindo, portanto, curvatura constante e igual entre elas.
As operações de seleção e orientação da barra acontecem sobre uma linha de produção paralela àquela de curvamento, de modo a poder efetuar o carregamento e orientação das barras sucessivas no intervalo de tempo em que a máquina efetua o curvamento da barra, garantindo altos volumes de produtividade.

Graças à tecnologia “Senso” (patente Schnell), Compass 40 detecta imediatamente o raio de curvatura uma vez finalizado o curvamento da barra, garantindo, de fato, um controle qualitativo contínuo das barras na saída da curvadora.
Compass 40 permite também curvar de modo automático várias barras ao mesmo tempo, e confeccionar elementos com diferentes raios de curvatura e círculos.