20/3/2023

BERNEGGER BETONFERTIGTEILE GmbH investe em nova unidade para a pré-fabricação com marca AWM

A nova unidade de pré-fabricação do Grupo Bernegger, em Dietach, na Áustria, entrou em funcionamento no verão passado. 

A fábrica, localizada em uma pedreira pertencente ao Grupo, foi construída com a intenção de atender ao mercado da Alta e da Baixa Áustria. Atualmente, emprega cerca de 35 pessoas, incluindo pessoal de escritório e motoristas. O grupo de trabalho é dirigido pelo Eng. Erich Moser, que acompanhou o projeto desde as primeiras fases.

No novo estabelecimento, há poucos operadores, pois o trabalho é em grande parte realizado por um sistema completamente automatizado de produção de chapas e paredes duplas pré-fabricadas que inclui um sistema em carrossel fornecido pela empresa Vollert Anlagenbau GmbH, um equipamento para pré-fabricados de concreto e uma série de máquinas para o processamento de reforços fornecida pela AWM, de Udine, Itália. Todas as operações mais pesadas são realizadas pelas máquinas, que operam sem supervisão constante e sem operador.



A produção de armaduras se concentra em um grupo de máquinas denominado “Rebar Hub” que trabalha em conjunto: 
- a endireitadeira-perfiladeiraLista Bend 16R”;
- a máquina de corte e soldadura de armaduras treliçadas “BWC”;
- o robô “Autolayer” de posicionamento das barras e das armaduras treliçadas.
Os dados de produção são enviados pelo Computador central da fábrica e contêm todas as informações necessárias para preparar e posicionar os reforços sem nenhuma intervenção manual. 

LISTA BEND
A endireitadeira e moldadora Lista Bend dispõe de cinco linhas de endireitamento que trabalham com bobinas de 5T nos diâmetros de 8 a 16 mm.  O comprimento máximo da barra que pode ser realizada é de 12 m, com a possibilidade de dobrar as extremidades do fio simultaneamente, com dobras de 90° e em “Z” (ou seja, padrão BF4 e BF5). Quando necessária, a troca de diâmetro é realizada automaticamente, assim como a troca do mandril de dobramento.
Uma vez cortadas e dobradas, as barras são distribuídas em um transportador de corrente, com a função de amortecedor e que permite que o robô “Autolayer” retire as barras.

BWC
A planta de soldadura e corte de armaduras treliçadas BWC permite soldar e cortar sob medida qualquer tipo de armadura treliçada, reutilizando os restos e evitando, assim, os descartes.
Um robô automático retira do armazém uma armadura treliçada de cada vez e a transporta à máquina de corte, que a insere na área de trabalho, a mede no comprimento desejado e a corta com uma cisalha automática. A armadura treliçada cortada prossegue sua “viagem” rumo ao sistema em carrossel, movendo-se em um transportador de corrente que passa sob a Lista Bend (para otimizar o caráter compacto da instalação) e também atua como amortecedor.

Quando uma armadura treliçada é curta demais para a produção necessária, ela é soldada à armadura treliçada sucessiva, em uma operação realizada de modo totalmente automático, sem intervenção manual.

AUTOLAYER
É o sistema robotizado que permite transportar barras e armaduras treliçadas para pallets, retirando-as diretamente dos transportadores de corrente que aturam como amortecedor. Dispõe de duas unidades de pegada móveis em sentido longitudinal, montadas, por sua vez, em uma trave móvel em sentido transversal, que permitem cobrir toda a superfície do pallet. Uma das unidades móveis pode girar em 90° para posicionar as barras ou as armaduras treliçadas (quando são produzidas paredes duplas) no sentido transversal.
O sistema permite o transporte simultâneo de 5 barras ou 3 armaduras treliçadas, que são liberadas no pallet no momento desejado. A altura de soltura é programada para otimizar a precisão do posicionamento e evitar conflitos com os espaçadores já presentes no pallet.
A capacidade total dos sistemas é de cerca de 5 pallets/hora, e pode ser aumentada com base nas exigências do cliente.